sexta-feira, 15 de maio de 2009

1969 - 1970. Um ano escolar em Luanda

Meu Pai encontrava-se em comissão de serviço em Luanda. Minha mãe e irmão, por lá também. No final do ano lectivo 1967/68, saí de Lisboa num avião da Força Aérea, com outros miúdos e alguns tropas, que fez escala na Ilha do Sal e teve como destino final Luanda. No avião, os mais novos, íam de férias. Os tropas ... bem, ainda nos lembramos todos, não?
Regressaríamos em fins de Setembro. As aulas iniciavam-se impreterivelmente a 1 de Outubro. Mas ... surpresa. Como o ano lectivo não me correu como deveria - chumbei - meus pais resolveram que o meu lugar seria junto deles. Pediram a transferência da matrícula da Escola Comercial de Ferreira Borges em Lisboa para a Escola Comercial Vicente Ferreira em Luanda. Não vou falar do ano lectivo que correu super bem. Claro, só a droga da Química me tinha tramado, mas então até química eu aprendi. Coisa de saber ser professor. Fiz aquele clic, lá em Luanda. A minha colega de carteira foi a Leonor, uma gorduchinha de óculos. Saudade!
No final do ano lectivo, fiz um álbum para autógrafos, bem à pressa. Seria uma maneira de recordar, mais tarde, estas pessoas que passaram na minha vida, nesta escola. Foi um ano de re-aprendizagem, claro, mas de outros encontros, outras maneiras de estar, de viver, de olhar a vida. Novas cores, novos odores, novos sabores, novos sons. Que ano!
Desse álbum, constam os nomes e as dedicatórias de algumas das colegas da turma: copio e tento encontrar as caras destes nomes ou os nomes nestas fotos, que fazem parte de um álbum fotográfico só de Luanda.
- Maria Margarida de Jesus Pinto, Maria Helena Herdeiro Torrão, Leonor (a minha colega de carteira), Beta (viva a malta do Comércio, viva a malta sempre fixe, quem não pensar como eu, que se mate ou que se lixe), Margarida Maria Marques Valbom (a tímida de olhinhos azuis e caracóis louros), Maria Manuela do Valle Mota, Deolinda (a da colher de pão), Fernanda Ferreira Gabriel (Linda, filha de um tropa, como eu), Maria Anabela Teves (olhos verdes numa morena bonita), Cidália C. F., Alexandra Vieira Dias (Xanda, altíssima, forte, cabelos lisinhos, com mais dois irmãos na turma do lado), Maria Teresa Simões (Teté a Chefe de Turma), Ana Paula dos Santos Ferreira (alta, loira, cabelo à rapaz e olhos claros), Benvinda Nunes, Alice Dias (a delicada Licas, da Vila Alice), Etelvina Maria Pereira de Oliveira, Aida Paula e Paula Maria Sousa. São estes os nomes.

Último dia de aulas: As loucuras que por Lisboa não aconteciam.

Neste grupo não traquina serão, da esquerda para a direita: Cidália, Benvinda, Maria Margarida, Teté, Euzinha e :( !desculpa! amiga, sempre ao meu lado, mas por mais que puxe pelos neurónios não me lembro do teu nome, mas lembro-me do teu coração apaixonado :)!!!

Procurei na NET, informação actualizada desta que foi a minha Escola, há tantos anos.
Encontrei em http://www.sanzalangola.com/galeria/albun30 algumas fotos dessa época, mais ano, menos ano. Não reconheci ninguém ... Que será feito delas?

2 comentários:

  1. Olá Guidinha. Não a conheço como é óbvio, mas temos uma coisa especial em comum, estudamos na mesma escola.Frequentei este estabelecimento de ensino para frequentar o Curso Geral de Administração e Comércio que conclui em 1974.Chamo-me Eduardo, Tratavam-me lá por Eddy, hoje não sei como, veio-me à memória esses tempos,resolvi pesquisar na net o nome da Escola e surge tudo isto que foi uma surpresa para mim.Saí de Angola com 16 anos, hoje estou com 51, sou casado e pai de três filhos um rapaz e duas meninas, moro em Arrifana-Santa Maria da Feira-Aveiro, vi num site Sanzalangola fotos de anos anteriores ao meu e não encontrei ninguém do meu tempo. Deixei lá um comentário.Desculpe a intromissão,e a minha ousadia mas recordo com muita saudade aqueles tempos, talvez dos melhores da minha vida, parte da minha adolescência foi lá passada, não passava pela cabeça de nenhum colega da altura ter que regressar ou vir para o Puto como chamavam a Portugal, mas foi o que acabou por acontecer a quase todos.Se não fosse isso hoje concerteza as nossas vidas não seriam estas, mas o destino assim quiz.O meu email é eduardodiascosta@gmail.com. Despeço-me com um beijinho e um bom fim de semana para si.Eduardo

    ResponderEliminar
  2. Eduardo, muito gosto em lê-lo no meu blog. Que bom que seguiu com a sua vida no Puto e tem uma família algo numerosa para os dias que correm .
    É sempre agradável para mim haver do outro lado do fio, alguém que me lê e se identifica com passagens da minha vida.
    Luanda dos finais dos anos 60. Outros tempos, outras vontades. As cores, os cheiros, as pessoas, o mar, a Ilha ... céus!
    Actualmente por causa da internet, viajamos sem sair de casa, mas custa-me imenso olhar para a cidade onde morámos - eu na Salvador Correia - e arredores. Um arrepio de horror, é o que sinto. E a saudade do nosso tempo, magoa. Todos os que passámos por Luanda, mesmo que por pouco tempo como foi o meu caso, ficámos um pouco nostálgicos.
    Desejo-lhe felicidade.
    Muito obrigada por comentar.
    Fique bem.

    ResponderEliminar