sábado, 5 de fevereiro de 2011

Clic de foto antiga

1962 e a 4ª classe. 9 anos de idade. Sou a do lado direito da última fila. As mesmas carinhas de boneca de meia dúzia de meninas eram sempre postas em destaque. A Olguinha, a Luisinha, a Filó, a Lurdinhas, a Patrícia e a Cândida.
Esta é a última foto tirada nesta escola. Sei que ainda existe, com outro nome. Sei que é uma escola para Meninos, já não de Meninos e de Meninas, com um muro a dividi-la.
A seguir fui para a Escola Secundária Marquesa de Alorna. Outros muros, outra cor. E com sessões de cinema aos sábados.

Nota: Não tenho a foto de 1961. Nesse ano, o senhor meu Pai estava na Índia, mais propriamente, em Goa, quando se deu a invasão deste território pelas forças militares indianas. Ele e todos os camaradas do Navio Afonso de Albuquerque foram dados como mortos e desaparecidos pelo senhor senhor Salazar, em grande notícia de 1ª página com fotos dos militares e tudo. Foi no mês do Natal de 1961. A melhor prenda chegou-nos mais tarde, uns tempos depois, não lembro bem. Afinal estavam quase todos vivos - houve umas baixas - mas prisioneiros da União Indiana e esperavam a negociação para regressar a casa, após o reconhecimento pelo governo português da perda dessas colónias -Goa, Damão e Diu.
Lembro alguma coisa, mas não de muita. Há um diário, uns recortes de jornais, umas fotos, na casa da senhora minha mãe... Também não me apetece ir mais a fundo.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário